top of page
Buscar

Dores na cervical ou dor de cabeça. Como assim pode ser o meu penteado?

Pilates Mayara Caceres

É isso mesmo que Você Leu!

O que o seu penteado tem a ver com a dor na sua coluna, ou pior aquela dor de cabeça constante!?!

O clássico e tradicional coque, é um dos penteados mais perigosos que existe.

Quando estamos com um Coque geralmente exige-se um cuidado quase que inconsciente em não encostar a parte de trás da cabeça em nenhuma superfície para que o penteado não desmanche.


Esse hábito, aparentemente inofensivo, acaba provocando um aumento da tensão local, devido ao uso excessivo da musculatura estabilizadora do pescoço.

Observe na imagem a seguir:

Os músculos que estão ao redor da coluna vertebral são fundamentais para estabilização das articulações e, precisam estar em suas posições naturais para que possam manter as articulações estáveis e protegidas.


Quando esses músculos são acionados por longos períodos de tempo, sem descanso, em posição incorreta a coluna fica desestabilizada propensa a lesões. O resultado são alterações físicas provenientes da postura, como cervicalgias de origem muscular, síndromes facetarias – tipo de inflamação capsular da articulação da coluna – e complexos de subluxação vertebral que interferem no funcionamento da coluna e evoluem para desordens degenerativas; como as hérnias de disco, quando não tratadas.

Então o Que eu Faço?

Calma, não quer dizer que não pode mais usar coque, só é necessário que tenha cautela.


Se vai usar por um longo período lembre se de realizar um alongamento antes e depois que tirar um bom relaxamento da cervical. Trabalhar muito a parte respiratória, pois durante a expiração a musculatura é acionada desde a cervical. E nos momentos em que estiver com o coque organizar a postura, levando a cabeça suavemente pra trás, como pode ser observado na imagem abaixo.

Treine em casa antes de fazer o coque. Descalço, encoste na parede desde o calcanhar até a cabeça e faça uma pressão na parede com todo corpo, como se estivesse deixando o seu desenho lá, ao desencostar da parede tente manter essa sensação de alinhamento como se tivesse uma parede atrás de você o tempo todo.


E então faça Coque, rabo de cavalo, e todos os penteados que quiser e dê Adeus as dores.


Gostou da dica?

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page